Emater orienta jovens para mercado de trabalho em Cabo Verde

Em 22/09/2016 - Emater orienta jovens para mercado de trabalho em Cabo Verde

A Emater de Cabo Verde foi convidada pela Escola Estadual Professor Pedro Saturnino Magalhães através da professora de Língua Portuguesa Richelle Alice Domingues Claro para orientar jovens do ensino médio que trabalham durante o dia e estudam a noite . A orientação foi para contribuir com a disciplina “Diversidade Inclusão e o Mundo do Trabalho”, que teve a participação dos alunos de 16 aos 18 anos , do Professor de Matemática Neris José Tereza Júnior e da Professora de Química Vanessa Gonçalves da Silva.

O Eng.º.Agr°. da Emater Sr. Rovilson dos Reis de Paula iniciou o trabalho aplicando MEXPAR - Metodologia Participativa de Extensão Rural partindo do conhecimento da realidade dos jovens que através do diagnóstico participativo foi constatado o interesse desses jovens em diversas áreas como na agricultura, pecuária, administração e arquitetura,etc. A maioria são filhos de trabalhadores rurais, alguns já haviam ouvido falar em Políticas Públicas como Pronaf,mas desconheciam a aplicação desse em outras áreas como a pecuária de leite, corte , criação de peixes , produção de hortaliças , fruticultura ,etc...

Foi comentado também a existência do Pronaf Jovem , PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, PNCF – Programa Nacional de Credito Fundiário , cursos do SENAR e citou casos de produtores do próprio município que mudaram a qualidade de vida depois que tiveram acesso a esses programas.

Rovilson diz que é importante a aproximação desses jovens com as diversas entidades como Emater , Sindicatos ,escolas , etc... para melhorar a sucessão familiar e a diversificação de renda. Aproveitou para agradecer pela iniciativa da escola, dando a oportunidade para EMATER explanar o trabalho no município. Cumprimentou os alunos pela brilhante participação e colocou a entidade a disposição de todos.

Fonte: A Folha Regional - Ed. 1311