Câmara
Buscar no site:

Noticias sobre a reunião de 08 de maio de 2014


Em 08/05/2014 - Noticias sobre a reunião de 08 de maio de 2014

A reunião do Legislativo de Cabo Verde ocorrida no dia 08 de maio foi marcada por solicitações ao Executivo, divulgação de novas conquistas.

REPAROS NAS RUAS - Através de requerimentos ao Executivo, o vereador Leonardo Martins (PMDB - “Leonardo Chapadão”) solicitou que seja feito um trabalho de reparos na Rua Elizabete Russo Barbosa, pois em sua grande parte podem ser observados bloquetes soltos, dificultando assim o trânsito de veículos. Também pediu reparos na Rua Praia Formosa, na altura do nº. 518, próximo à saída para a BR 146, pois os buracos estão dificultando o trânsito de veículos.

O vereador Leonardo Martins citou cobranças de moradores do bairro Chapadão e lembrou compromisso da administração, desde o início do mandato, de instalação de um parquinho infantil e academia ao ar livre. Em contato com o Secretário responsável, o mesmo sempre alega que a proposta está em estudo, sem definir uma data para a tomada de providências. Assim, pediu uma atitude a respeito em resposta à comunidade do bairro. O presidente Adriano Lange informou que o prefeito já assinou um termo aditivo para a academia do Chapadão e Nova Cabo Verde. Com isso, tornando possível liberar o recurso necessário.

Leonardo ainda cobrou providências quanto ao posto de identificação, não aceitando a alegação de falta de uma sala. Relatou que moradores estão enfrentando dificuldades a respeito. Sobre o canil, comentou que segundo o Executivo já está sendo estudada uma possibilidade para solucionar o problema de cães soltos pelas ruas da cidade.

O mesmo vereador também comentou reunião com membros do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, sugerindo discussão sobre o laticínio que já se encontra pronto para funcionamento. Porém, informações dão conta da falta de leite. Assim, acredita que um debate entre as autoridades poderá viabilizar o fornecimento de leite. Até porque uma empresa grande, com geração de empregos, está parada neste momento.

LATICÍNIO PARADO - O vereador Vanderlei Aparecido Braga (DEM - “Jacaré da Serra”) também comentou sobre reunião do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, confirmando que o impasse envolvendo o laticínio foi um dos temas que gerou mais polêmica. Isto porque o município conta com um laticínio muito bem estruturado dentro do município, mas faltando o produto para sua atividade. Através do CMDRS foi enviado um ofício convidando os produtores para participar de palestras no laticínio, podendo assim surgir algumas sugestões. Com isso, para que os produtores possam ter confiança para enviar o produto à empresa. Segundo ele, Cabo Verde tem grandes produtores, podendo assim contribuir com o funcionamento do laticínio e gerar empregos no município. O presidente Adriano Lange deixou registrado que o prefeito, acompanhado pelo empresário, esteve em algumas fazenda sugerindo a venda do leite à empresa. Porém, talvez por medo de instabilidade, a iniciativa não vingou. Para ele, houve empenho da administração municipal, sendo necessário que os produtores acreditem e ajudem para que a empresa possa funcionar. Vanderlei confirmou o empenho do prefeito na visita às propriedades rurais. Acrescentou que já foi dado o “ponta pé inicial”, sendo preciso que os produtores também acreditem, pois o projeto será positivo para o município, principalmente na geração de emprego e renda.

Vanderlei ainda relatou que o cidadão Antônio Geraldo, morador do bairro Capitães, encaminhou ofício ao Executivo em forma de agradecimento. Isto pelas melhorias promovidas nas estradas rurais do bairro que há onze anos não passavam pelo trabalho realizado. Portanto, foi uma manifestação de satisfação.

TRÂNSITO - O vereador Pedro Paulo Pereira (PSDB - “Pedrinho da Ambulância”) apresentou requerimento pedindo providências a respeito de redutor de velocidade em avenida (descendo da piscina e subida para a APAE). Segundo ele, a situação vem gerando risco de acidentes no local. Assim, pediu manutenção e reparos para a solução do problema. Em seguida, também comentou sobre faixa em frente à APAE, que deverá ser pintada nos próximos dias.

ILUMINAÇÃO - O vereador Valdinei Marciano (PT do B - “Nei Marciano”) comentou requerimentos, citando inicialmente a necessidade iluminação na quadra de volei. Segundo ele, são apenas duas lâmpadas colocadas do lado de fora do poliesportivo, não sendo suficiente para a prática do esporte no período noturno. Assim, pediu a colocação de outras lâmpadas no local. No segundo requerimento, cobrou providências quanto à iluminação na praça de alimentação, próximo ao coreto. Na sua visão, possivelmente existe algum problema com a rede elétrica. Nei ainda citou o exemplo do trabalho realizado com a terceira idade em Botelhos, sendo que este pode ser criado no coreto de Cabo Verde. Sugeriu um grupo de forró, com horário específico, som mecânico e com a devida organização. Desta forma, oferecendo uma atividade saudável para as pessoas da terceira idade. Acredita que a iniciativa pode ser concretizada através do CRAS e Assistência Social. Também através de requerimento, comentou a respeito da educação física infantil a partir dos 3 anos de idade, sendo que no município é oferecido a partir dos 4 anos. Novamente citou o exemplo positivo em Botelhos, incentivando as crianças à prática esportiva. Sugeriu que o Executivo estude a possibilidade de oferecer a atividade também na creche. Por fim, Nei elogiou a implantação de faixas de pedestres em diversos pontos da cidade, sendo uma ação importante para a educação no trânsito.

OFÍCIO À CEMIG - O vereador Rodrigo Martins Evangelista (PPS - “Rodrigo Pit Bul”) solicitou o envio de ofício à Cemig pedindo providências de iluminação na Rua Prefeito Pedro Cândido de Souza (“morrão”). Relatou que o local está muito escuro, prejudicando o tráfego de pessoas, principalmente os estudantes no período noturno. Pedro Paulo confirmou problemas de falta de energia em vários pontos da cidade, reclamando providências por parte da Cemig.

DIVERSOS TEMAS - O presidente Adriano Lange Dias (PPS) comentou o evento Ação Cívico Social realizado no município no dia 03 de maio, numa parceria entre a prefeitura, Polícia Militar, escolas municipais e estaduais, CONSEP e vários apoios da comunidade de uma forma geral. A iniciativa teve por objetivo buscar uma maior interação e proximidade entre a comunidade e poderes públicos. Também foram ofertados diversos serviços nas áreas de educação, assistência social, saúde, segurança pública e cidadania. Para ele, foi um evento bastante positivo, sendo que outros foram realizados nos bairros São Miguel e Coelhos. Destacou também a participação do pessoal das gaiolas, valorizando o empenho de todas as pessoas envolvidas. Além de palestras e apresentações, cada departamento municipal realiza o seu trabalho. Segundo ele, este tipo de evento deverá percorrer todo o município durante o atual mandato.

Adriano Lange ainda informou publicação no Diário Oficial da União sobre o Plano Operacional dos Municípios, do qual Cabo Verde já está incluído para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Será feito um cadastro do plano e elaboração da proposta de participação. O vereador explicou que desde fevereiro de 2013, a assistência social (em parceria com o Departamento Municipal de Estradas e Meio Ambiente) vem fazendo um trabalho para que o município concretize a adesão ao PAA. Através do mesmo, os alimentos são fornecidos pelos próprios produtores do município, atendendo instituições cadastradas. Com isso, superando as dificuldades com relação ao recebimento. Agora, os contratos serão registrados, agilizando todo o processo.

O presidente informou que foi assinado convênio na SEDRU para a liberação de R$ 27 mil, recurso solicitado pela administração para a distribuição dos canos do poço artesiano no bairro dos Coelhos. Também informou sobre o aditivo para a Academia ao Ar Livre no bairro Chapadão. Rebateu colega vereador que pediu que a administração acelere a construção, alegando que isto não é possível sem o recurso. Por fim, comentando requerimentos dos colegas, ressaltou que em caso específico solicitado (canil), já existe resposta do Executivo de que a licitação está em andamento.

CRÍTICAS A MELLES E ARANTES - Comentando ofício do colega João Batista de Faria, o presidente Adriano Lange dirigiu críticas ao deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) e deputado federal Carlos Melles (DEM). Para ele, talvez agora os deputados olhem para Cabo Verde, acrescentando que dificilmente o município recebe recursos dos parlamentares. “Não sei se é porque de repente ganhou o grupo que eles não queriam que ganhasse. Eles não conseguem enxergar o povo de Cabo Verde como sendo parte integrante do estado”, falou. Segundo ele, todo recurso seria muito bem recebido pela administração municipal. Acredita que, com a proximidade das eleições, talvez seja possível enviar recursos para o município. E criticou: “A única coisa feita foi um oportunismo quando foi lançado o programa das torres de celular, sendo um programa do governo do estado. Aquele que apareceu, inclusive com folheto que para mim é o mesmo que propaganda antecipada, foi o deputado Carlos Melles”. Na ocasião, segundo ele, o parlamentar distribuiu o folheto nos distritos de São Bartolomeu e Serra dos Lemes dizendo que era um benefício conquistado junto ao governo, com a participação do deputado Antônio Carlos Arantes. O vereador ressaltou que o programa era do governo Anastasia, sendo que o prefeito esteve representando o município e sem um mérito da população. “Não aparece na cidade, não fala nada e depois vem com este oportunismo todo distribuindo panfletinho de cada em casa fazendo com que as pessoas pensem que foram eles que conseguiram”, voltou a criticar.

REQUERIMENTOS:

O vereador Rodrigo Martins Evangelista solicitou o patrolamento das estradas rurais do bairro Cocaina;

- O vereador Juscelino Tereza solicitou a manutenção do calçamento da Rua Manoel Tristão Leite, pois o mesmo está em estado precário de conservação;

- O vereador Vanderlei Aparecido Braga requereu a ampliação de uma curva localizada na estrada rural que dá acesso ao Distrito de Serra dos Lemes. A curva fica localizada próximo às propriedades do Sr. Viriato Ferreira de Carvalho e José Modesto.

- O vereador Valdinei Marciano solicitou: 1) melhoria da iluminação na quadra de vôlei de areia, pois para a prática de esporte durante a noite a iluminação existente é insuficiente; 2) reiterou pedido de instalação de iluminação pública na escada que dá acesso ao Bairro São Judas Tadeu, próximo a rodoviária, pois o local é totalmente escuro e é muito utilizado pelos moradores do referido bairro; 3) substituição das lâmpadas queimadas da Praça do Coreto, pois a mesma encontra-se muito escura e que seja melhorada a iluminação existente no Coreto, pois o local tem sido utilizado para realização de apresentações noturnas e necessita de uma melhor iluminação; 4) sugerindo ao Executivo Municipal e responsável pelo trabalho realizado junto ao Grupo da 3ª Idade, a criação de um “Grupo de Forró” para 3ª Idade no Coreto, com som mecânico ou músicos, especificando dia, horário de início e término. Este pedido é das pessoas que freqüentam o Grupo da 3ª Idade no Município; 5) realização de estudo junto a Secretaria de Educação, visando a possibilidade de implantação de aulas de Educação Física no ensino infantil para crianças de 3 (três) anos, conforme feito em outras Cidades vizinhas;

- O vereador João Batista de Faria solicitou que fossem oficializados os deputados Antônio Carlos Arantes e Carlos Melles, requerendo a pedido da população a liberação de recurso para que seja feita a iluminação no campo de futebol do bairro Coelhos, pois há tempos esta obra foi concluída, mas não foi instalada nenhuma iluminação, privando a população de utilizar o campo durante à noite.

FONTE: A Folha Regional - Ed. 1193