Buscar no site:

ALUNOS DO PARLAMENTO JOVEM VISITAM POÇOS DE CALDAS


Em 16/05/2023 - ALUNOS DO PARLAMENTO JOVEM VISITAM POÇOS DE CALDAS

No dia 10 de maio, os estudantes do Parlamento Jovem Cabo Verde vivenciaram uma experiência enriquecedora ao participarem do Encontro Regional na cidade de Poços de Caldas. Mais de 400 alunos provenientes dos 18 municípios que compõem o Polo Sudoeste marcaram presença nas atividades realizadas. O evento teve lugar no Espaço Cultural da Urca e contou com a presença de vereadores, coordenadores do projeto, professores e a ilustre presença de Ruth Schmitz de Castro, gerente-geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

No período da manhã, as atividades tiveram início com uma calorosa recepção aos alunos, seguida por uma dinâmica interativa que abordou os Grupos de Trabalho e a Plenária. Em seguida, os estudantes participaram de uma roda de conversa com o tema "Jovens em situação de vulnerabilidade e o mercado de trabalho". Nesse encontro, foram convidados três especialistas para compartilharem suas experiências e insights. A psicopedagoga Eliana Reis, a psicóloga e supervisora do projeto Poços Promove Jovem, Andréia Cristina Achel, e a vereadora Luzia Martins (PDT), ex-secretária de Promoção Social de Poços de Caldas, trouxeram valiosas informações sobre os desafios enfrentados pelos jovens ao ingressarem no mercado de trabalho. Discutiram questões como a falta de experiência e seu impacto nesse processo, as competências mais valorizadas pelos empregadores ao contratar jovens e a relevância da formação profissional para o sucesso nessa trajetória.

O período da tarde foi marcado por apresentações culturais com a Cia Penduricalhos e a banda After That. Outro destaque do evento foi a realização de uma Feira de Profissões pelas instituições PUC Minas, Faculdade Anhanguera, IFSULDEMINAS, UNIFAL, SEST/SENAT, SENAI e SENAC. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os cursos e participar de atividades práticas.

O Polo Sudoeste continua sendo coordenado pelos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé e é composto por 18 municípios: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.