Câmara A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Notícias sobre a reunião de 14 de agosto de 2014


Em 14/08/2014 - Notícias sobre a reunião de 14 de agosto de 2014

Qualidade do café e requerimentos em diversas áreas. Estes foram os temas principais debatidos durante a reunião da Câmara de Cabo Verde no dia 14 de agosto. Destaque ainda para o fato do prefeito Edson tem assumido interinamente a presidência da AMOG.

CONCURSO DE QUALIDADE DO CAFÉ - O cidadão Marcos Carvalho relatou aos vereadores a realização do 1º Concurso de Qualidade dos Cafés de Cabo Verde. O concurso é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde - ASSPROCAFÉ, com o apoio do IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho, Prefeitura Municipal de Cabo Verde, CONSEP - Conselho Comunitário de Segurança Pública, CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e CODEBASS - Conselho Comunitário de Desenvolvimento do Bairro Assunção. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, 22 de agosto, às 19 horas, na Câmara Municipal de Cabo Verde, com a apresentação do regulamento do concurso pelo engenheiro e professor do IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho, José Marcos Angélico de Mendonça. Marcos Carvalho relatou que o Concurso tem por objetivo incentivar a produção de cafés especiais, bem como a divulgação do potencial de café de qualidade produzido no município.

Marcos Carvalho ainda esclareceu que a ASSPROCAFÉ teve início através do CMDRS. Na elaboração do plano de trabalho, uma das propostas apresentadas foi a valorização do café de Cabo Verde. Na ocasião, observando projeto do IFSULDEMINAS no estado do Paraná, manteve contato com o Prof. José Marcos buscando implantação em Cabo Verde. Em seguida, foi montado um grupo de produtores familiares e formalizada a associação, com o apoio da Emater local. A associação estará trabalhando com a certificação do café do município e outras iniciativas importantes. No dia 06 de setembro, será realizado Dia de Campo no bairro Esteves. Além disso, um grupo de alunos do Instituto estará fazendo as visitas técnicas aos produtores.

O presidente Adriano Lange Dias (PPS) parabenizou a iniciativa e desejou sucesso na realização do evento.

O vereador Vanderlei Aparecido Braga (DEM - “Jacaré da Serra”) parabenizou a associação pela iniciativa, considerando um passo bastante importante em prol da qualificação do café dos pequenos produtores.

GRUPO TÉCNICO - O vereador Ademir Antônio Coutinho (PSDB) dirigiu elogios e destacou a liderança de Marcos Carvalho, valorizando a criação da ASSPROCAFÉ. O vereador lembrou que há algum tempo apresentou sugestão ao prefeito de criação de um grupo técnico dentro da estrutura administrativa da prefeitura. O objetivo era identificar dados com relação à cafeicultura. Até porque Cabo Verde já foi o maior produtor de café do Brasil, sendo que a grande maioria dos cafés especiais do país é produzida em Cabo Verde. Porém, por uma falha de todas as administrações públicas, ainda não existem dados reais sobre a cafeicultura local. Diante da iniciativa da ASSPROCAFÉ, Ademir Coutinho destacou a importância do trabalho pretendido.

AUXÍLIO ATLETA - O vereador Valdinei Marciano (PT do B - “Nei Marciano”) apresentou diversos requerimentos. No primeiro, solicitou do Executivo a possibilidade de providenciar o transporte das crianças assistidas pelo projeto da Casa da Criança para realizar os treinamentos no poliesportivo. Explicou que, quando o projeto era desenvolvido no prédio da igreja, as crianças com o professor a pé até o poliesportivo. O treinamento abrangia diversas modalidades e o poliesportivo vivia cheio de crianças. Porém, na última semana, passando pelo local, se deparou com o poliesportivo vazio. Portanto, o transporte será interessante para atender as crianças atendidas pelo projeto. Seu segundo pedido se refere a buraco próximo ao poliesportivo onde havia um bueiro, gerando risco de acidentes. Para ele, a providência é simples, com o bueiro podendo ser reaberto. Por fim, o vereador apresentou requerimento verbal relatando pré-projeto a respeito do “auxílio atleta e alimentação”. Revelou que problemas ocorreram nos últimos dias e o projeto poderia solucionar qualquer impasse. A iniciativa também poderá atender aos atletas amadores do município.

TRÂNSITO E PARQUE - O vereador João Batista de Faria (PMDB – “Batistão”) comentou requerimento apresentado pedindo providências no trânsito na praça próxima ao Depósito São Francisco. Elogiou a colocação de faixas, mas explicou que está havendo confusão sobre a preferência no trânsito. Com isso, solicitou medidas que possam solucionar o problema. Batistão também informou que o parquinho está precisando de reforma na iluminação, pois o local está bastante escuro.

ILUMINAÇÃO NO CAMPO - O vereador Rodrigo Martins Evangelista (PPS - “Rodrigo da Roçadeira - Pit Bul”) apresentou requerimento solicitando providências na iluminação do campo. Lembrou que um colega vereador apresentou o mesmo pedido no dia 13 de abril de 2013. Porém, o Secretário de Obras não esteve no local até o momento para fazer um orçamento das melhorias necessárias. Rodrigo alertou que a instalação gera risco de incêndio. A situação aponta 24 lâmpadas queimadas. Também pediu a instalação de um bebedouro de água no local. Rodrigo ainda agradeceu o prefeito por melhorias na passarela.

SERRA DOS LEMES - O vereador Vanderlei Aparecido Braga (DEM - “Jacaré da Serra”) comentou requerimento que apresentou e foi atendido nos últimos dias com relação à poda das cercas vivas no acesso ao Distrito de Serra dos Lemes. Segundo ele, o serviço ficou excelente. Lembrou que havia pedido também a abertura da estrada, melhorando as condições de trânsito. Vanderlei relatou ainda que visitou um produtor rural, sendo que o mesmo informou que passou o repasse do leite para o laticínio. O vereador manifestou sua satisfação pela situação. A expectativa é bastante positiva, visto que vem mobilizando os produtores rurais do município.

PROJETO APROVADO - Foi aprovado por unanimidade projeto de Lei fixando os vencimentos dos cargos comissionados de assessor legislativo, chefe de contabilidade e assessor jurídico da Câmara Municipal. O presidente Adriano Lange Dias (PPS) esclareceu que não foi votado aumento de vencimentos, mas apenas atendendo recomendação do Ministério Público sobre resolução. Ou seja, a adequação foi feita através de projeto de lei.

FONTE: A Folha regional - Ed. 1207